quinta-feira, 28 de abril de 2011

Comece a Evangelizar

Sabemos que nós, por nós mesmos não sabemos nada, e nem temos palavras para falar de Deus, simplesmente pq Deus não é humano, Ele é sobrenatural, nos criou e somente Ele sabe todas as coisas.
A evangelização não é "brincadeirinha de crente" e nem "coisa de quem não tem o que fazer"...
Sabemos que evangelizar não é nada fácil.
Mas evangelizar não deve ser um peso na vida pessoa.
Há cristãos e cristãos... Evangelizações e evangelizações...
Há quem evangelize com a música, há quem evangelize com obras, há quem evangelize ali com o escudo de Deus nas mãos...
Seja qual for o tipo de evangelização que você recebeu o chamado do Pai, lembre-se sempre: Nada sabemos!!! Tudo vem de Deus, portanto JAMAIS saia a evangelizar, sem estar protegido, com a sabedoria, a força, a fé, e todas as armaduras de Deus.

Orei muito antes de começar a escrever, para que nada venha de mim, mas tudo venha do Pai. Vem de Ti Senhor!!!!
Eu não quero falar por mim, mesmo pq tudo o q sei, Deus me ensinou, então, peço ao Pai que eu seja usada, para retransmitir, aquilo que um dia alguém tb usado por Deus transmitiu a mim.

E é exatamente falando sobre isso que eu quero começar.
1º Passo para a Evangelização, é a ORAÇÃO.
Muita oração muito poder, pouca oração pouco poder.
Qual é o objetivo da evangelização???? Apresentar a Cristo e ganhar almas para Jesus.
Vc vai se deparar com vários tipos de pessoas umas mais fáceis, outras mais difíceis, mas vc vai precisar de muita unção de Deus para conseguir falar de Cristo para quem não se conhece. Ore muito, peça a Deus que te revista de toda Sua armadura, que Ele seja contigo, e ore fervorosamente, pedindo para que vc não fale nada pela carne, mas que Deus esteja SEMPRE no controle. Jejue. É difícil jejuar e sair pelas ruas a evangelizar? É. E muito. Mas Jesus disse que seria uma missão fácil??? Jesus jejuou 40 dias, depois foi tentado, e qdo saiu a evangelizar foi rejeitado, humilhado, foi MORTO por pregar, por evangelizar. Tudo o que vc passar por causa da evangelização, lembre-se que Jesus passou antes por vc e disse q no mundo terias aflições, mas disse, tendes bom ânimo, porque EU venci o mundo, e nós somos mais q vencedores em Cristo Jesus!! Ore, Jejue, ore, jejue, ore, jejue, ore, jejue... Muita oração, muito poder, pouca oração pouco poder. Muita oração muita ousadia, pouca oração pouca ousadia e vc precisa de ousadia para pregar a palavra do Senhor...

2º Passo devemos nos atentar para as roupas. Imagina vc evangelizando em um bairro pobre. Ai vc vai evangelizar com a famosa "roupa de ir no culto". Terno, gravata, etc...ou saia, blaser,...
Ai vc chega assim, todo bem arrumado, em uma casinha simples de um bairro pobre. Vc acha que nessa situação vc conseguiria alguma coisa? Veja o exemplo de Paulo.
Paulo era adaptável, relacionando-se com as pessoas no seu nível em vez de esperar que elas se adaptassem a ele. Deste modo ele pôde ganhar para Cristo muitas pessoas que de outro modo não teriam escutado. Em I Co 9:19 ao 22 podemos aprender uma preciosa lição de Evangelização: "Embora eu seja livre para com todos, fiz-me servo de todos, para ganhar ainda mais. Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus. Para os que estão debaixo da lei, como se estivera debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me fraco para com os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios, chegar a salvar alguns."
Eu gosto muito da ousadia da evangelização de Paulo. Todos são maravilhosos, mas a história de Paulo me fascina!!!
Seja humilde em tudo. Faça-se fraco.
Seja humilde no vestir se vc está em um bairro humilde. E não só no vestir. Seja humilde no falar, no tratar. Evite, ou melhor não diga palavras difíceis. Seja humilde. Cristo era humilde e se vc está falando em Nome de Cristo vc tem q ser humilde tb. Seja como Paulo, adaptável. Deixe a glória de Deus brilhar em vc. Glorifique Seu Nome no vestir, no falar, no agir... No amor.. Tenha muito amor para levar a Cristo.

Nunca saia a evangelizar sozinho. Sempre de dois em dois ou no máximo três. Jamais sozinho e nem mais de três pessoas. Também não saiam moças sozinhas. Ou um casal, ou 2 moças e um rapaz. Dois rapazes e uma moça tb não é legal. Vc por ser evangélico entende, mas o mundo ainda tem olhos espirituais vendados, portanto não é legal.
Pra ficar mais fácil sempre saiam a evangelizar assim: Um homem e Uma mulher ou Apenas dois homens ou apenas duas garotas e um rapaz ou apenas 2 garotas.
Assim está bem fácil.
Meninas evangelizando outras meninas e meninos evangelizando outros meninos.
No caso de estarem apenas 2 rapazes, JAMAIS evangelizem uma mulher. Apenas homens. Qdo estão um casal a evangelizar, a mulher fala com mulher e o homem fala com o homem, assim, mesmo em casal, se forem evangelizar uma mulher na rua, cabe a mulher evangelizar a ela. E se for evangelizar um homem, cabe ao homem do casal falar com ele. O outro sempre fique em oração. Não saia em bando para evangelizar. Jovem adora fazer isso..
Junta a maior galera e sai a evangelizar...
Não faça isso. Mesmo que não seja bagunça, os olhos vendados de quem está no mundo vão enxergar como uma bagunça e é o Nome de Deus que está sendo exposto. Portanto, turmas, jamais. O cristão SEMPRE é moderado.
Podem até sair em turma até chegar no ponto do evangelismo, bairros, etc. Mas separem-se para evangelizar.

Devo lembrar que de repente, vc possa estar no ônibus ou no metrô sozinho e surge uma oportunidade pra vc falar de Cristo de repente. Vc não vai perder só pq está sozinho né?? Homens falem com homens e mulheres falem com mulheres, mas isso é qdo acontece de repente. Uma evangelização programada como é nosso caso, não deve ser assim.
Por isso é bom sempre andar com a bíblia né. Eu ando com a minha direto...

Esteja com sua bíblia, papel, caneta e só, mais nada. Tem pessoas que gostam de deixar um folhetinho. Até é legal fazer isso. Tem uns das 4 leis espirituais q é super famoso na área da evangelização, mas se vc falar de Cristo e depois ficar esperando a pessoa te procurar isso difícilmente acontecerá.
Então anote, SEMPRE anote nome, telefone e email. Em último caso tente pedir o endereço. Seria legal, mas seja moderado. Se a pessoa disser q não tem telefone, ai sim, pergunte se ela pode te passar o endereço apenas para correspondência. Se a sua igreja tiver uma estrutura para isso, é interessante anotar a data do aniversário. Imagina o qto seria legal, uma pessoa na data do seu aniversário receber um telefonema daquela pessoa q falou de Cristo com ela a alguns meses?? Legal né. Então anote essas perguntas. Nome, tel, email e niver.

O q falar, como chegar, por onde começar, com quem falar..??
Lembra da oração q vc fez antes de sair pra evangelizar???
Provavelmente vc pediu direção de Deus não é??
Lembre-se que vc não pode e nem deve falar nada por vc mesmo, pq vc não sabe de nada, nós não sabemos.
Deus se revela, te mostra e ensina.
Ele vai guiar e vai estar contigo nesse momento. Sabe pq? O casal ou trio q saem juntos a evangelizar, não vão falar ao mesmo tempo não é??? Enquanto um fala, o outro estará em espírito de oração, e "Onde dois ou mais estiverem reunidos falando em meu nome, ali estarei", por isso querido, sinta Deus e deixe-o usar sua boca.
É difícil... vc vai receber muitos nãos, pessoas q não deixam nem vc comecar, pessoas q riem, q te farão perguntas idiotas, pq acharão q vc realmente é um idiota, pessoas q te colocarão em prova, pessoas q rebatem com teses das crenças delas, vc vai encontrar de tudo... Mas Deus estará contigo e preste muita atenção no que diz a palavra de Jesus. Porque Jesus disse, que o Espírito de Deus desceria nos batizaria e daí então sairíamos a pregar. Nossa missão é pregar o evangelho. Essa é a nossa parte. E a parte de Deus é convencer. O êxito em testemunhar consiste em levar a palavra de Cristo deixando os resultados com o Espírito Santo. Sabe o q isso significa? Q vc vai falar da palavra, mas vc não vai convencer ninguém. Quem convence é o Espírito Santo e isso não cabe a você nem a mim.

Ao evangelizar, não devemos criticar jamais. Pq nós não modificamos a ninguém, é Deus q nos muda. Já pensou se vc chegar em uma pessoa e falar assim: vc tem tatuagens, usa piercing e fuma, isso não pode, Jesus nos ensinou que não pode, está na bíblia, e blá blá blá, blá blá blá, blá blá blá ... vc não vai conseguir nada, sabe pq?? No conceito do mundo, tudo o que é proibido é mais gostoso... Então, se não pode, ah.. então eu vou fazer... Ah não pode tatuar não??? Ah então eu vou fazer, pq o corpo é meu, o dinheiro é meu, a vida é minha!!! Eles não entendem que o corpo não é deles, que o dinheiro não é deles, q a vida não é deles... Tudo vem do Pai. Ele q nos dá, vida, dinheiro, sustento para o corpo, mas nós evangelizadores sabemos disse, eles, não sabem.... portanto, não critique jamais. Não perca tempo... Deus muda tudo. O cristão pode tudo. Tudo mesmo. Mas nem tudo convém. Diga isso a quem vc for evangelizar.. Jesus dá o livre arbítrio... Podemos tudo, mas não temos vontade de muitas coisas... Sua missão ao evangelizar, não é mudar ninguém, não é revolucionar a vida de ninguém, é simplesmente falar que Jesus é o caminho, a verdade e a vida e só... Mais nada. Não pregue igreja. Não pregue pensamentos, não pregue vc, pregue Jesus. Não mande a pessoa ir em sua igreja, diga para ela ir na igreja mais próxima a casa dela. Não fale de igreja, em hipótese alguma. Fale de Jesus e Jesus não está em igrejas... Ensine e não critique e saiba ouvir tb. Tudo o que vc falar, tudo mesmo, tudo, tudo, tudo, mostre na bíblia para a pessoa de onde vc tirou. jamais fale alguma coisa q vc não tenha como mostrar que está na bíblia, pq a bíblia é nosso manual de vida e será o manual do novo convertido tb, então, mostre todos os seus pontos na bíblia. Se não está na bíblia nem fale, pq ai não vem de Deus.

Quem evangelizar e onde?
Antigamente era comum evangelizar de porta em porta.. Hoje, acho q com tanto metrô, ônibus, praças e parques, ficou mais melhor né?
Seria emocionante receber Jesus assim, na porta de casa, mas nós achamos isso, o mundo não.
É queridos,... tem q ir pela direção do Espírito mesmo... Pare pessoas q estão andando pelas ruas do bairro, pessoas q estão no ponto aguardando o ônibus (mas aí tem q ser mais rápido), pessoas sozinhas em praças... é super legal um casal de evangelizadores parar um casal de namorados, garotas pararem senhoras... Ajude uma senhora a carregar os pacotes, ou a atravessar a rua e aproveite para falar de Cristo. As vezes vc nem precisa chegar falando.. Tem tantas oportunidades para entrar no assunto com calma. Qdo encontramos uma pessoa chorando, é ótima oportunidade, para ir ajudar, ver o q está acontecendo... ai já fala, etc... No hospital do bairro é sempre legal... E até uma boa idéia (pra quem gosta de turma) é estudarem a palavra do Senhor em uma praça só entre vcs. Isso chamará a atenção de quem passará perto. Nessa vcs podem chamar, ou só anotar o nome, toda hora é hora, todo lugar é lugar. Então queridos, não hesite em levar a palavra a toda hora, a todo momento, no seu bairro, na sua escola, no seu trabalho...
Já pensou q legal, enquanto aquelas pessoas estão a horas esperando para serem atendidas no únido posto de saúde do bairro, chega vc com mais alguém lá e começam a falar de Jesus com alguém??? Não perca oportunidades.. É difícil, mas em dupla acaba sendo fácil...
E não se esqueça... seu alvo é falar de Jesus!!! Não é falar de igreja, nem convercer ninguém, nem falar sobre suas teses. Vc vai pregar a bíblia. É como se vc fosse um vendedor de bíblias. O q faria??? Vc para vender a bíblia iria ler os versículoa mais bonitos para convercer a pessoa a comprar não é??? Então é isso. Pregue a bíblia, q é a pura e perfeita e verdadeira e unica palavra de Deus. E o preço??? O mesmo q Jesus pagou por nós... A vida!!! Eterna e abundante... A vida!!!

Eu não escrevi aqui sobre como deve ser a sua vida com Cristo antes de sair para evangelizar e nem que vc deve ler muuuuito a palavra de Deus. São assuntos meio q óbvios. Primeiro pq se vc está indo a evangelizar, é pq sentiu o chamado de Deus ardendo em seu coração, por isso vc está preparado para falar de Cristo e Deus te usará em sua hora.

No amor de Cristo q nos une.

(Fonte: http://evangelizacaopessoal.sites.uol.com.br)