sexta-feira, 29 de abril de 2011

Peça Teatral: Cordel do Aprendiz

CORDEL DO APRENDIZ

Cenário: Sala de uma casa típica de interior

Personagens:
Maria
João
Maria Cremilda
Crianças (quantas ditar propícia)
Narrador canta em forma de cordel


Hoje venho pra contar a história do João que é bravo pra dana e não aceita nada não. Sr. João é da fazenda e não tem estudo não, não sabe lê nem escreve e não “conhece” religião.

No centro do palco se encontra João e Maria sentados em cadeiras.

João: Meu nome Jão, essa é minha muié Maria, nóis tem duas fiá (entram várias crianças) duas dúzia.


BLACKOUT

Entra Sr. João

João: Oh muié, ara... Que fome! Oh muié, meu bucho tá vazio, daqui a pouco ele arria por baxo.

Entra Maria

Maria: Carma Jãozinho, aqui óia. Arroiz com cardo de arroiz. Delícia... (lambendo os beiços)

Enquanto João come Maria rodeia a mesa inquieta.

João: Ara muié, q tá arrodiando a mesa ingual urubu? Se ocê tá cum fome vai pega pru’cê.

Maria: Num é nada disso homi... É que... A Dona Cremilda chamo eu pra i na ingreja hoje e ...

João: Já vem ocê cum essa história de novo... Já falei pru’cê muié que num vai em lugá ninhum. Ocê tá me achando com cara de mula é?

Maria: Ara Jãozinho, que mula nada... Ocê é um toro, forte e valente.

João: Nem vem adula muié, ocê que faze u que nessa tar di ingreja hein? Já vi as muié ingual potranca dançando e cantando lá... Tu tá querendo apronta né muié?

Maria: Ara Jãozinho, pára homi. Se sabe que num é assim...

João: Sei de nada não.

Maria: Mas é claro, num vai a ingreja...

João: Tenho mais o que faze muié...

Maria: Jãozinho... Eu levo as crianças... E ocê fica descansando...

João: Já disse que não muié, ocê num vai ensina essas coisas pras minha moça.Num quero vê minha muié e minhas moça na rua.

Maria: Mas Jãozinho eu num vô tá na rua... Vô tá na ingreja.

João: Pió ainda.

Maria: Óia aqui Sr. João, eu num sai da cidade pra...

João: Ara muié, óia como fala...

Maria abaixa a cabeça

João: Até perdi a fome.

Maria pega o prato e quando vai saindo vê sua filha escondida

Maria: Escutando conversa outra vez né?

Maria Cremilda: O pai é muito chato...

Maria: Óia o respeito menina...

Maria Cremilda: Eu respeito mãe, mas...

Maria: Já tá tarde Maria Cremilda, vá drumi...

Quando a mãe vira as costas Maria Cremilda diz:

Hoje eu fui na igreja...

Maria: Ara menina... Desobedecendo seu pai?

Maria Cremilda: Eu tava indo estuda e ouvi eles cantarem e dizerem bem alto: Deus é lindo... Quem é Deus mãe? Ele mora aqui perto?

Maria: Ele mora mais perto do que ocê imagina...

Maria Cremilda: E a senhora nunca me apresentou ele?

João entra aos gritos

João: Ara, Ara... O que ocês duas taum fazendu? Taum de trelele á essa hora? Vaum pru quarto agora.

João puxa Maria Cremilda

João: To cansado de ensinar moça minha a ser prendada, moça minha não fica pelos cantos carcarejando...

Maria Cremilda: O Sr. não quer aceitar a realidade pai...

João: Ara menina e oq ocê sabe de realidade? Ocê não entende nada... Nem da sua própria vida.

Maria Cremilda: Eu entenderia muito mais se ocê me deixasse í na ingreja pai.

João: Se ocê não pará de falação vô te cafofa menina... Sua mãe já enchendo sua cabeça de caraminhola.

Maria Cremilda: Eu vejo a ingreja cheia de gente pulando, dançando... Eles sim são felizes.

João: Eles são assanhados isso sim.

Maria Cremilda: Não são não pai.(começa a chorar)

João: Já disse pru ce não retruca menina... E pára de choro, já é hora de moça minha tá na cama.

Saem cada um para um lado...

Luz baixa...

Luz alta...

Carcarejo de galo

Maria Cremilda: Vamos meninas, vamos atrasar.

João: Leva suas fia Maria.

João sai por um lado Maria e as crianças por outro.

Na estrada...

Maria Cremilda: Mãe, vamos passar pertinho da ingreja. Vamos dar uma entradinha?

Maria: Não menina, seu pai num ia gosta...

Maria Cremilda: Mas ele num ia nem saber... Vamo mãe.

Maria Cremilda puxa a mãe pra dentro da igreja e as irmã correm atrás

Uma das irmãs: Cadê o homi pelado que ocê viu?

Maria: Ara menina, óia o respeito dentro da ingreja.

Maria Cremilda: Num sei. Psiuuu!

Menos de um minuto depois Maria puxa as filhas

Maria: Vamu, já tá tarde.

Maria Cremilda: Mas mãe nem terminei.

Maria sae puxando as filhas

Maria em casa varrendo e escutando música sertaneja num radinho á pilha. Olha para os dois lados e muda a rádio sintonizada. Ao ouvir uma música agitada de igreja começa a dançar. No auge de sua empolgação João entra furioso e desliga o som.

João: Ocê tá ficando atrevida igual muié de ingreja.

Maria: Eu só tava...

João: Dançando... Eu ví.

Maria: Mas era pra Deus...

João: Ocê lá conhece Deus... Cê nem sabe se ele é bão ou não...

Maria: Sei sim Jão, e ocê também sabe...Sabe que ele morreu na cruz por nós.

João: Por acaso ele ia ser mula de morrer por nós? Isso é tudo mentira.

Maria: Pára Jão, você sabe que num é assim. Ocê sabe tudinho da vida dele.

João: Sei mas não queria nem saber. E ocê num vai ficá ensinando essas coisas pra minhas moça.

Maria: E por quÊ não JoÃo?

João: Ara muié, não quero que elas sofram...

Maria: Pára de bobeira homi... Deus não faz ninguém sofrer, muito pelo contrário.

João: E por que ele me fez entaum? Levo meus pais e me deixo na miséria...

Maria: Ocê só não sabe a resposta por que nunca perguntou pra ele.

João: Não quero mais papo com esse tar de Deus.

Maria: Não adianta cê fugi Jão, se ocê não encontra cum ele aki ocê vai encontra lá no cer.

João abaixa a cabeça

Maria: Ocê é um homi bão de coração. Por isso nunca desisti de ocê. E esse tar de Deus que ocê diz é que num deixó eu te largá. Se ocê dê uma chance pra Deus faço uma canjiquinha pru`cÊ. Que tar?

João: Ara muié...(bravo)

Maria: Ara Jãozinho.(carinhosa e o acariciando)

João anda para um lado e para o outro enquanto Maria o olha com carinho. João pára no centro do palco.

João: Tá bom muié, mas ocÊ que num faiz minha canjica pra vÊ...

Maria: Craro que faço Jão.

Narrador (canto em forma de cordel):Sr Jõao foi vencido pela oração de Maria, seu coração amolecido e sua fé fortalecida.

Maria (canto cordel): A paciência é o Dom divino que Jesus me cedeu e hoje tenho o marido que a mim prometeu.

Crianças (canto cordel): O coração do meu papai Jesus converteu e o que era impossível hoje mesmo aconteceu.

Silêncio, todos olham para João.

João: Ara, ocês já querem demais.

FIM