quinta-feira, 28 de abril de 2011

Dicas: Evangelize através do Teatro

Algumas dicas de como melhor utilizar o teatro na evangelização:

Muitos têm se utilizado das artes cênicas de uma maneira muito proveitosa, mas sem bons conselhos. As vezes, uma ferramenta pode ser utilizada no lugar errado na hora errada.

O melhor meio teatral que pode ser utilizado na evangelização é o que chamamos de Esquete.

Esquete: são peças de teatro rápidas, que duram entre 5 a 15 minutos, no máximo, em que você pode misturar outros recursos cênicos (palhaços, dança, pantomima, mímica etc) melhorando ainda mais a maneira de comunicar (o que para o evangelizador é o Evangelho).

Na verdade, o que na esquete é muito útil quando usada para a evangelização é a rapidez com que se comunica, pois, a concentração das pessoas está cada vez menor. Outra vantagem é poder trabalhar com vários outros segmentos da encenação, tornando a esquete ainda mais interessante e abrangente.

Segue, então, quatro dicas de como ter um melhor aproveitamento em suas apresentações de esquetes:

-->1a dica: Nunca vire as costas para o público.
Mesmo que uma ou outra cena exija um virar as costas, tente fazer isso poucas vezes e bem rápido, evitando, ao máximo, ficar de costas para o público. Às vezes, em algumas esquetes não se tem fala, somente gestos, esses, precisam ser vistos por seu público. Dar muito as costas à platéia minimiza o entendimento do todo que se quer transmitir.

--> 2a dica: Seja o mais exagerado que puder.
Quanto mais gestos e expressões, melhor. Existe risadas e RISADAS.
Quando fizer qualquer interpretação exagere ao máximo o que fizer, caras e bocas, um riso, um abraço, um choro, cair no chão, o que for, faça de uma maneira bem enérgica. Isso potencializa o entendimento da mensagem, tornando a cena muito mais engraçada ou mais dramática do que as pessoas estão acostumadas a ver no dia-a-dia.

--> 3a dica: Quando falar, fale o mais alto que puder.
Todos precisam ouvir e geralmente não se tem microfones para ampliar sua voz, por isso, treine muito para falar sempre bem alto.
Lembre-se: não use só a garganta, pois, em poucos minutos falando bem alto não terá mais voz. Use o diafragma, que comprime os pulmões impulsionando sua voz para mais longe sem machucar as cordas vocais.
Fazendo a respiração correta, poupará sua voz e poderá repetir várias vezes o que está fazendo sem perder a voz.
E articule muito bem, apresentando cada fonema de forma precisa e clara.

--> 4a dica: Comunique-se muito com a platéia.
Mas como se comunicar se algumas vezes a esquete é muda? Simples. Mesmo quando não se fala, podemos nos comunicar com a platéia. Sim, através dos olhares e gestos corporais ou faciais.
Por exemplo, quando se derruba um objeto, olhe para a platéia de uma forma assustada e depois para o objeto caído e novamente para a platéia.
Essa é uma maneira de comunicar que um objeto caiu, sem usar palavras. Se puder falar, pergunte à platéia, envolva-a na esquete.

(Fonte: EvangelizaBrasil.com)