quinta-feira, 28 de abril de 2011

A Teologia do Evangelismo

ESTUDO SOBRE EVANGELISMO
Por Pr. Cristiano Domingues

A TEOLOGIA DO EVANGELISMO

1. Jesus Cristo: O único caminho
“ Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim” (Jo 14.6 ).

“Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem, o qual se deu a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo” (1º Tm 2.5-6).

Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. Em nenhum outro há salvação, pois também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado pelos homens, pelo qual devamos ser salvos” (Atos 4.11-12).

Esses são versículos que nos levam a ter a convicção de que Jesus Cristo é nosso mediador, único caminho, Salvador de nossas vidas, e que não há nenhum outro caminho, mediador, filosofia, religião ou sistema que leve uma pessoa ao Deus verdadeiro.

Muitas vezes ouvimos falar, Deus é um só, podemos confirmar esta declaração, mas vale ressaltar que muitos declaram isso, sem necessariamente se referir ao mesmo Deus que servimos, o Deus da Bíblia.
Nem sempre as pessoas servem o Deus verdadeiro, mas enganosamente pensam estar servindo ao único Deus, pois, servir a Deus, requer de nós um compromisso, uma renuncia, uma doação total de si, a serviço do reino, enquanto muitos pensam que servir a Deus pode ser de qualquer jeito, ou da maneira que cada um deseja.
Quando desejamos fazer aquilo que bem entendemos, com certeza não estamos, fazendo a vontade de Deus, mas quando renunciamos nossos desejos, e anseios, e lançamos sobre Ele nossas ansiedades, verdadeiramente o adoraremos e serviremos em Espirito e verdade.

Um exemplo claro disso é que muitos crêem em um só Deus Supremo, mas não aceitam Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Leia: João 8.42,54-55 / João 14.9-10

Nestas duas passagens vimos que Jesus declara que aquele que não crê nEle, o filho, não conhece o Pai, e consequentemente não é salvo.
No desejo do apostolo Felipe em conhecer o Pai, este faz um pedido a Jesus, o que coloca em questão a sua própria conversão.
Vimos a indignação de Jesus quando ele diz que esta com ele a tanto tempo e ainda não o conhecia.
Isso ocorre muito em nossos dias, pois Jesus tem manifestado a sua gloria, poder, majestade e domínio e mesmo assim muitos ainda não o conhecem, tem feitos grandes milagres e operado grandes maravilhas em nosso meio, e mesmo assim muitos ainda não o conhecem e até muitas vezes atribuem estes milagres a outros deuses. Vimos portanto que:

Jesus é o único Salvador, Senhor e mediador entre Deus e o homem (1º Tm 2.5-6)

Jesus não pode ser separado de forma alguma do Deus verdadeiro (1º Jo 5.11-12)

Jesus era o único Filho, o primogênito, enviado para nos trazer Salvação (Is.53.4-6 / Cl 1.15 / Jo 17.23-25)

Jesus era o único autorizado e adequado para nos salvar, por não haver pecado Nele, e o único aceitável para morrer por nós e nos purificar de nossos pecados. Ele foi o perfeito e o ultimo sacrifício necessário. (1º Pe 2.22 / Hb 9.13-14)

Muitos crêem que poderão se reconciliarem com Deus após a morte. Outros crêem em reencarnação através da qual a nova vida pode ser vivida melhor que a primeira, o que “da a chance” de evoluir a um estado mais sofisticado espiritualmente. Lembramos que estas crenças não são bíblicas. Temos uma só vida e depois de morrer haverá o julgamento (Hb 9.27)

2. O desejo de Deus - Que ninguém pereça

“ Deus não quer que ninguém pereça, mas todos se arrependam” (2º Pe 3.9)

Vimos claramente nesta passagem a verdadeira vontade de Deus para nossas vidas, o se amor transbordante nos dá a oportunidade de nos arrependermos, mas infelizmente algumas pessoas com seus corações endurecidos, vetam essa oportunidade e perdem a chance de conhecer Jesus com Salvador.

Muitos questionam o porque Jesus usava de parábolas para ensinar, mas na verdade, Jesus, usava desse artifício para que somente aqueles que queriam aceitar a mensagem pudessem entender. Quando algo é desejado e buscado com toda força, se possui, portanto as parábolas não são obstáculos para aqueles que buscam a Deus com todo seu coração, já aqueles que não querem ouvir são aqueles que possuem seu coração endurecido.

3. O livre Arbítrio.
Existe uma doutrina chamada Arminianismo, desenvolvida pelo holandês Jacobus Arminius. O Arminianismo diz que a pessoa tem que buscar a Deus.
Ao mostrar interesse por Deus, abrindo o coração, faz com que Ele se aproxime dessa pessoa. Neste caso é a pessoa que toma a iniciativa e Deus responde.
Esta idéia deixa a questão da salvação mais nas mão dos homens e menos nas mãos de Deus. O livre Arbítrio da pessoa determina seu destino.
Esta doutrina também ensina que é possível perder a salvação ou cair da graça pela sua própria vontade.

A Tarefa da Igreja:
Independente da vontade do homem sabemos que a tarefa da igreja é cumprir o mandamento do senhor e anunciar o evangelho para que todos tenham a oportunidade de ouvir falar de Jesus o aceitarem como senhor e Salvador de sua vida.

Gratidão a Deus:
A principal motivação da igreja primitiva para evangelizar, foi a experiência extraordinária do amor de Deus que Jesus Cristo lhe proporcionou. “O Filho de Deus me amou e a si mesmo se entregou por mim...” (Gl 2.20)

Nossos irmãos do 1º e 2º séculos tiveram uma gratidão muito grande a deus aos seu grande amor, gratidão que teve um importante papel na evangelização, a exemplo disso, devemos hoje evangelizar impulsionados pela experiência pessoal do amor de deus em nossas próprias vidas, e com base em Deus que deu tudo por nós. Sabemos que a melhor forma de agradecermos a Deus é compartilharmos com outras pessoas o Amor de Jesus e nossa fé Nele. “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (Atos 4.20).

Responsabilidade diante de Deus:
Devemos Ter responsabilidade diante de Deus no que tange a vivermos uma vida coerente com a nossa fé. É preciso querer agradar a Deus em tudo que fazemos, e sentir em nós a responsabilidade de anunciar ao mundo que “temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo” (Rm 5.1).

Sentimento de preocupação:
Na igreja primitiva havia uma preocupação muito grande com a vida dos não salvos, Paulo se dedicou à tarefa de proclamar às pessoas de todos os lugares o perigo que corriam sem Jesus e a necessidade de conhece-lo, pregava convidando as pessoas ao arrependimento e à fé em Cristo.
Portanto devemos nos preocupar e muito, a exemplo de Paulo, com as pessoas que necessitam de ouvir a palavra de Deus e conhecer e reconhecer Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas.
Sabemos que por trás da indiferença que alguns fazem ao evangelho esta a ação de Satanás com o objetivo de manter as pessoas longe da Salvação em Cristo.

Obediência a Jesus:
Como podemos ficar calados e inativos quando o mundo esta sem o conhecimento de Jesus Cristo?
Lembre-se: “Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15).
O verdadeiro discípulo que ama a Jesus obedece seus mandamentos: “Se Guardardes meus mandamentos, permanecerei no Meu amor, do mesmo modo que Eu tenho guardado os mandamentos de Meu Pai e permaneço no seu amor”(Jo 15.10. E o mandamento que Jesus nos deu é este: “...que vos ameis uns aos outros assim como Eu vos amei ”(Jo 15.12). Se amarmos aos outros, aos que não conhecem a Cristo, falaremos do maior amor que o mundo já conheceu: O amor do pai e o Amor de Jesus. Assim, evangelizando, estaremos obedecendo um dos mais fundamentais mandamentos de Jesus.

(Fonte: TEMPOS DE AVIVAMENTO)